Marketing no agronegócio: por que você precisa investir - Studio DMS - Agência de Marketing Digital

Marketing no agronegócio: por que você precisa investir

Inbound Marketing

Compartilhe:

O agronegócio é parte da história brasileira, por isso, precisamos falar mais sobre a importância das ações de marketing nesse setor. Afinal, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017, que reuniu informações de 2006 a 2016 e foi divulgado em 2019, existem 4,06 milhões de produtores rurais no Brasil, de pequenos a grandes.

E, assim como diversos consumidores mudaram, os produtores rurais também não são mais os mesmos, inclusive quando falamos em tecnologia. A 8° pesquisa de hábitos do produtor rural, feita pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), aponta que 94% dos produtores têm um smartphone e 76% deles usam o WhatsApp para fazer negócios.

Ou seja, mais do que nunca, o marketing no agronegócio é essencial para negociações e relacionamento com clientes.

Continue acompanhando o nosso conteúdo e descubra por que você precisa investir em ações de marketing digital.

A jornada de compra mudou

Até há alguns anos, nós fazíamos diversas pesquisas em lojas físicas antes de comprarmos um produto, o que, dependendo do investimento, poderia levar semanas de muita pesquisa e “pernadas” até encontrarmos o produto ideal.

No entanto, com a internet mais acessível para diferentes pessoas e valores mais amigáveis nos preços de smartphones, isso mudou radicalmente. Afinal, se precisamos de algo, basta procurar no Google e analisar os produtos, comparar os preços e, dependendo do tamanho da compra, agendar uma visita para conhecer o equipamento.

Ou seja, ainda há uma jornada de compra, mas agora o cliente economiza tempo, pois encontra todas as informações que precisa de uma só vez. E, para você aumentar as chances de garantir a venda, precisa investir em relacionamento. Por isso, precisa estar presente em diversos meios. Confira mais nos próximos tópicos.

Por que investir em um site para marketing no agronegócio

Muitas empresas estão no mercado há anos e ainda não entendem a importância de um site de qualidade, com informações claras e acessíveis. No entanto, esse canal é indispensável, afinal, é por ali que o cliente vai ter um primeiro contato com você.

Ainda que você não faça vendas no digital, como em um e-commerce, pode apresentar os seus produtos e disponibilizar um canal para dúvidas, atendimentos e agendamentos, como um link do WhatsApp ou um e-mail.

Por exemplo, se você vende equipamentos para produtores de suínos, precisa ter um site com informações relevantes sobre os produtos.

Assim, quando o cliente for conversar com você, já vai ter uma noção muito diferente do que precisa e a conversa será mais qualificada.

As pessoas estão em busca de relacionamentos amigáveis

Parte de fazer uma venda é ter um bom relacionamento com os clientes, ou seja, isso também envolve o que as pessoas procuram (tanto no presencial, quanto no digital). No entanto, o erro de muitas empresas é achar que isso se resume apenas ao momento único de negociação e venda.

Observe por você mesmo: quando estamos na internet, nas redes sociais, queremos nos relacionar com pessoas. Portanto, é muito importante que você entenda uma coisa:

Ainda que você use as redes para vender, nem tudo pode ser comprado pela internet. Como um trator. Então, é preciso criar um relacionamento com a sua audiência, no sentido de estar sempre presente nas redes, responder dúvidas e comentários, publicar conteúdos educativos, por exemplo, 5 aplicativos voltados para produtores rurais.

Esse é um passo importante para desenvolver confiança e credibilidade perante a audiência.

Além disso, ainda que o seu produto possa ser vendido pelas redes, como rações para galinhas, você (ou o time de vendas) precisa atender aquela pessoa da melhor forma possível, afinal, bom atendimento pode gerar fidelidade e recomendações por parte do cliente.

Por isso, esse é um tema importante quando falamos em por que você deve investir em marketing no agronegócio. Afinal, você precisa mostrar para as pessoas que a sua empresa existe e não apenas esperar que os consumidores entrem em sua loja física.

Suas vendas vão aumentar com marketing no agronegócio

O marketing no agronegócio, assim como em todos os setores, tem um objetivo final muito claro: aumentar as vendas.

Como abordamos no tópico anterior, parte de desenvolver um bom relacionamento com a audiência e estar presente nas redes, é mostrar para as pessoas que a sua empresa existe. Dessa forma, divulgar o que você tem a oferecer e qualificar clientes é uma excelente forma para chegar no fim do funil, ou seja, a fase de venda.

É uma excelente maneira para você criar um posicionamento de marca

Hoje, existem diferentes marcas no mercado e, querendo ou não, alguns posicionamentos são formados graças ao imaginário popular, usando como referência outros determinados setores ou também concorrentes seus.

Dessa forma, você consegue desenvolver, com estratégias de marketing e branding, um posicionamento coerente com a sua empresa, que corresponda aos valores dela.

O mercado é grande, muito grande!

Como apontamos anteriormente, existem mais de 4 milhões de famílias agricultoras no Brasil, ou seja, é uma grande mercado para novas prospecções e que pode ser explorado de diversas formas, para que você converse com a sua persona da maneira correta e, claro, realize mais vendas.

Dessa forma, você pode utilizar estratégias como:

Mas, o ideal nisso tudo é realmente entender o seu público e produzir conteúdos relevantes para ele. Como isso acontece? É preciso realizar alguns testes, até entender quais são os que mais trazem resultados, por meio de relatórios.

A fatia do bolo é grande e você pode aproveitar para marketing no agronegócio

Como você viu, existem muitas famílias agricultoras no Brasil e esse é um setor essencial para o nosso país. Dessa forma, os produtores merecem os melhores produtos do mercado e, se você tem esses produtos para oferecer, precisa mostrar para as pessoas que a sua empresa existe.

Afinal, apenas esperar que os clientes entrem em sua loja física pode ser um desafio, mesmo que você seja uma empresa com mais anos de experiência. Assim, o marketing no agronegócio é essencial para que você possa chegar até as pessoas corretas e vender os seus produtos.

Lembre-se de desenvolver um atendimento de qualidade, mas de também criar um relacionamento com a sua audiência, de modo que crie confiança e passe credibilidade.

Além disso, mantenha em mente que o perfil do consumidor mudou e a forma como ele passa pela jornada de compra também. Outro ponto importante é que, segundo uma pesquisa da ABMBRA, 27% dos empreendedores do campo têm menos de 35 anos. Ou seja, é preciso buscar uma linguagem adequada para conversar com eles.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem também pode gostar!

Atendimento Studio DMS