Funil de Marketing: O que é e como estruturar? | Funil de Marketing - Studio DMS - Agência de Marketing Digital e Design

Funil de Marketing: O que é e como estruturar?

Funil de Marketing

Compartilhe:

O funil de marketing é uma das etapas principais de uma estratégia. Aliás, ele é formado pelas etapas. Agora pode parecer confuso, mas logo vamos te explicar melhor tudo isso. De forma geral, ele é um modelo que representa a jornada do usuário até o momento da venda.

Esse funil permite que o profissional de marketing crie uma estratégia cada vez mais personalizada e de acordo com as necessidades dos possíveis clientes. Dessa forma, as táticas se tornam mais assertivas.

O funil de marketing é dividido em três partes: topo, meio e fundo. Todas elas possuem características próprias, e vamos falar sobre a estrutura delas a partir de agora.

Topo de funil

Essa é a etapa do aprendizado e da descoberta. Nesse início, o possível cliente ainda está longe de ficar interessado em comprar. Aliás, aqui ele ainda nem sabe que tem um problema. Sabe que tem interesse em algo e por isso está procurando na internet. Porém, é você quem vai mostrar que ele realmente precisa daquilo.

Nessa etapa, seu conteúdo deve ser totalmente focado em mostrar e solucionar o problema. Não permita brechas para que seu futuro cliente permaneça com dúvidas. Busque saná-las por completo. Busque o máximo possível de pessoas, pois nem todas elas estarão interessadas em seguir ao longo do funil. Portanto, quanto mais, melhor.

Meio de funil

Essa etapa já começa a ser um pouco mais segmentada. Enquanto a primeira visava atrair um público amplo, essa visa qualificar esse público para convertê-lo em possíveis compradores. Em outras palavras, objetiva transformar o visitante em lead e qualificar qual chegará ao fundo do funil.

Bom, se você já mostrou que o usuário possui um problema, significa que ele está buscando respostas para solucioná-lo. Ele já foi educado e, portanto, está pronto para descobrir qual é a melhor solução para as dificuldades.

Sua missão é justamente dar opções para esse possível cliente. Ofereça possibilidades, mas mostre que a sua solução é a que melhor se encaixa ao perfil dele. Aí, não tem erro. Faça um conteúdo de qualidade e terá quase transformado esse usuário em lead. Para que a transformação ocorra, você precisa saber mais sobre ele.

Invista em conteúdos ricos que exigem formulários para que ele tenha acesso ao material. Dessa forma, você coleta dados como nome, email, telefone e o que mais for necessário para seu time. A partir da coleta desses dados, você passará a apostar nos fluxos de nutrição para descobrir ainda mais informações e, após essa análise, saberá se o lead é realmente um possível cliente ou não.

Fundo de funil

Até aqui, você não falou nada sobre sua empresa. Mostrou o problema, ofereceu soluções e mostrou que a sua poderia ser a melhor, mas não falou abertamente sobre isso. Portanto, é nessa etapa que a abordagem de venda ocorre oficialmente. É preciso mostrar que sua empresa é a ideal, afinal, outras podem oferecer a mesma solução que você.

Nesta etapa, você já tem a liberdade de compartilhar conteúdos promocionais e até mesmo oferecer cupons de desconto. Além disso, se seu produto ou serviço permite que o possível cliente o utilize antes de comprar, você pode oferecer um limite de uso gratuito para que ele veja se é isso mesmo que realmente deseja.

Antes de finalizar, temos uma dica para os profissionais de marketing: não deixe o fundo de funil para o time de vendas apenas. Tudo isso deve ser trabalhado em parceria. Essa é basicamente a reta final, e o trabalho de ambos os times deve estar em perfeito alinhamento.

Conclusão

Conhecer o funil de marketing é fundamental para que as estratégias sejam montadas e pensadas de acordo com as necessidades reais dos usuários. Resumidamente, ele funciona como um guia para os profissionais de Inbound Marketing.

Quando você faz algo pensado e estudado, tem mais retornos do que prejuízos, e é isso que as estratégias de marketing visam: sucesso.

Nós, do Studio DMS, trabalhamos com isso diariamente. Portanto, se você tiver qualquer dúvida sobre este ou outros temas, é só falar conosco. Será um prazer ajudar!