6 motivos para empresas de software investirem em marketing - Studio DMS - Agência de Marketing Digital

6 motivos para empresas de software investirem em marketing

Inbound Marketing

Compartilhe:

Já passou o tempo que procurávamos primeiro uma loja física para resolvermos um problema, ou seja, adquirir algo que estávamos precisando no momento.

Afinal, nós enquanto consumidores mudamos e, claro, a jornada de compra mudou também. Ou vai dizer que você ainda anda por aí buscando lojas físicas antes de procurar na internet? Ouso dizer que não.

Dessa forma, pessoas que buscam por sistemas também não começam a “bater perna” pelas ruas até encontrarem aquele que melhor atende as necessidades. Portanto, esse é apenas um dos motivos para empresas de software investirem em marketing digital! Confira o blog e leia todos os que separamos.

Empresas de software e marketing: sua empresa é encontrada com facilidade

Como falamos no tópico acima, quando precisamos de algo, vamos direto pesquisar nas redes sociais ou no Google.

Por isso, se sua empresa não está nesses ambientes, outras estarão, prontas para fazer uma nova venda. Enquanto você permanece esperando que os clientes entrem em sua loja física.

Além disso, o consumidor atual está mais atento, então, é muito comum que ele chegue para fazer uma compra já sabendo tudo sobre sua empresa e sobre o seu produto. Dessa forma, empresas de software que investem em marketing também têm outra vantagem diante dos concorrentes: avaliações de pessoas que já usaram o produto ou que ainda usam.

Afinal, essas opiniões contam e muito. Um exemplo clássico: quando você vai comprar uma comida pelo iFood, costuma olhar as avaliações e quantas estrelas o estabelecimento possui? Aposto que sim.

Então, é aquilo que sempre falamos: o marketing boca a boca ainda é importante para todas as empresas.

Empresas de software que investem em marketing conseguem captar leads mais qualificados

Captar leads é um dos objetivos de empresas de software que investem em marketing. Afinal, são eles que podem gerar novas vendas para a sua empresa. Mas, como esses leads são mais qualificados?

Pensa comigo: se você investe em um outdoor, pode ser que nem metade das pessoas que passarem por ele tenham um interesse genuíno no seu negócio, ou sequer precisem dele, já que não é possível segmentar os públicos.

No entanto, com o marketing digital isso se tornou mais fácil:

• É possível criar anúncios pagos para diferentes públicos, olhando para geolocalização, principais interesses, dados demográficos, etc;

• Desenvolver materiais ricos com foco no seu público, oferecendo um conteúdo gratuito e de qualidade;

• Usar ferramentas específicas para captação de leads e diversas outras estratégias, que você lê neste conteúdo.

Dessa forma, usando uma combinação dessas estratégias, ou aquela que mais fizer sentido para a sua empresa, você consegue captar leads mais qualificados. Por exemplo, se você tem um sistema para gestão de condomínios, terá interesse em falar com síndicos e administradoras de condomínios. Com a segmentação correta isso é possível.

DMS - Guia - Funil de vendas

É possível investir de acordo com o seu orçamento disponível

Estratégias de marketing tradicional, em geral, são mais caras do que estratégias digitais. Então, ainda que você tenha um orçamento definido para elas e um teto de gastos, é mais difícil fazer um controle efetivo do dinheiro que está sendo investido.

Dessa forma, ao investir em anúncios pagos, mesmo que exista um mínimo diário exigido de acordo com cada plataforma, ainda é mais viável para muitas empresas.

Como citamos de forma breve no tópico anterior, é possível criar diferentes segmentações, olhando para a persona da sua empresa.

Trazendo novamente o exemplo do sistema para condomínios, você pode criar um grupo voltado para pessoas de 30 a 40 anos, que trabalham como síndicos e mantém outro emprego ao mesmo tempo.

Também pode fazer um voltado para administradoras de condomínios que ficam em uma parte específica da cidade, que possuem de 10 a 20 colaboradores na equipe e que atendem condomínios com até mil unidades.

Dessa forma, quando as pessoas com essas características pesquisarem por um sistema como o seu, o anúncio irá aparecer. Mas, lembre-se de olhar para a qualidade dos anúncios e entender o que pode ser otimizado, para estar posicionado entre as primeiras opções, no topo da página do Google.

Aqui, uma dica importante, é para que você analise os anúncios da concorrência e veja o quais são as informações, para que você possa trabalhar um criativo melhor.

Empresas de software que investem em marketing conseguem analisar os resultados com facilidade

Uma das grandes vantagens dos anúncios digitais é poder analisar os resultados com mais agilidade.

Afinal, basta abrir as ferramentas de publicação e selecionar os filtros que você busca analisar. Como o custo por clique, conversões, frequência com a qual o anúncio aparece e diversas outras, para entender o que funciona para a sua audiência e o que precisa ser melhorado.

Assim, o orçamento das empresas de software que investem em marketing digital é otimizado e os resultados ao fim do mês são mais satisfatórios.

Se você for desenvolver os anúncios por conta própria, sugerimos que faça essa verificação ao menos uma vez por dia. Assim, consegue otimizar o quanto antes possível.

Já se for contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, busque uma que tenha uma equipe de gestão de tráfego, que irá fazer esse trabalho por você, de criar novas campanhas sempre que preciso e analisá-las todos dias, tanto com foco em resultados, como para não estourar o seu orçamento.

Relacionamento mais próximo com o público-alvo

E nem só de anúncio vivem as empresas de software que investem em marketing digital, também é preciso olhar para as estratégias orgânicas e entender como produzir o conteúdo correto para a audiência, olhando para a jornada de compra.

Ou seja, você precisa entender os passos que o seu cliente dá antes de comprar o seu produto, que se encaixam em:

• Aprendizado e descoberta;

• Reconhecimento do problema;

• Consideração da solução;

• Decisão de compra.

As duas primeiras focadas em topo e meio de funil e a última em fundo de funil. O que isso quer dizer? Que você não pode sair querendo vender a todo custo! Precisa entregar conteúdo de qualidade para o seu público, que ensine algo para ele e, que, além disso, ajude a criar um relacionado próximo com a audiência.

Então, considere conteúdos de dicas, sugestões de livros, fatores para se analisar antes de contratar um sistema, etc.

Além disso, lembre-se de responder comentários e mensagens diretas, republicar stories que você foi marcado, interagir pelos stories usando os recursos das próprias redes, como caixa de perguntas, enquetes.

Fidelização de clientes atuais

Além de conquistar novos clientes, empresas de software que usam estratégias de marketing digital também conseguem fidelizar os clientes atuais.

Isso acontece quando há interação nas redes e comunicação com os clientes, de modo que você gere encantamento na audiência, usando conteúdos educativos e, que, ao fim de tudo, entreguem algo em comum: valor para a persona.

Assim, quando seu cliente passar por todas as fases da jornada, ele se lembrará de quem esteve ao lado desde o início e, quando decidir por uma compra, é muito provável que escolha uma empresa que confia.

Ah, uma coisa importante para lembrar é que os conteúdos não precisam ser feitos apenas nas redes sociais, como também em blogs, ebooks e sites parceiros para a troca de links.

Pronto para investir?

Nós trouxemos hoje seis motivos para empresas de software investirem em marketing digital, no entanto, deixamos a cereja do bolo por último: um motivo extra.

Ainda que isso não soe como novidade, o futuro das empresas é no digital. Com o passar dos anos nós vimos isso mudando, mas não parou por aí. Um exemplo claro dessa transformação são as listas telefônicas. Hoje, quem tem uma em casa, pode até considerar como um item de colecionador, porque não precisamos mais delas para encontrarmos estabelecimentos.

Então, se você não quiser que a sua empresa, seja ela do segmento de software ou outros, passe por isso, precisa estar preparado para as mudanças e o melhor momento para começar é agora!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Atendimento Studio DMS